Instituto Mamirauá participa de Conferências sobre Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia

Publicado em: 10 de abril de 2024

Desde novembro de 2023, estão acontecendo conferências temáticas, livres, municipais e estaduais por todo o país em preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). A 5ª CNCTI ocorrerá em Brasília nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024 e seu objetivo é analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com a finalidade de propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.

Pesquisadores e técnicos do Instituto Mamirauá participaram de diversas conferências com temáticas relacionadas à Amazônia. Em março deste ano, houve a participação do Instituto Mamirauá na Conferência Municipal de CT&I de Tefé, evento realizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) de Tefé, e também em duas conferências que ocorreram em Manaus: Conferência Livre de CT&I “Sistemas de Conhecimentos: tradicional, indígena e científico – Diálogos Possíveis”, realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Conferência Estadual de CT&I do Amazonas, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI-AM). Já em abril, o Instituto Mamirauá esteve presente na Conferência Livre sobre Tecnologia Social da Amazônia e na Conferência Livre "Amazônia - para um futuro sustentável e inclusivo". Ainda no mês de abril, nos dias 18 e 19, acontecerá a Conferência CT&I - Regional Norte, na cidade de Manaus (AM). Para participar da Conferência CT&I - Regional Norte, faça a sua inscrição aqui

© Luiz Loureiro
© Mídias SECTI - Tefé
© Luiz Loureiro

Durante a Conferência Livre "Amazônia - para um futuro sustentável e inclusivo", promovida pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Mamirauá sediou dois Hubs - um na sede do Instituto em Tefé, e outro na Floresta Nacional de Tefé (FLONA Tefé) - para participação remota e transmissão do evento. Destaca-se a organização de um Hub no Laboratório Satélite Sumaúma, base de pesquisa do Instituto Mamirauá localizada dentro da FLONA Tefé, unidade de conservação no município de Tefé, interior do Amazonas. Este foi o único Hub promovido em área rural e dentro de uma unidade de conservação da Amazônia, e nele reuniram-se lideranças e representantes comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Floresta Nacional de Tefé e Terra Indígena Barreira da Missão. O Hub configurou-se como um importante espaço de troca e representatividade, possibilitando a participação ativa de moradores de comunidades tradicionais no processo de construção da próxima Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foi organizado um Hub na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, que contou com mais de 40 participantes.

Segundo João Valsecchi, Diretor-Geral do Instituto Mamirauá, “durante a conferência, praticamente todos os participantes sediados em Belém, Manaus ou nos Hubs, destacaram a importância da interiorização da estrutura de CT&I e da formação de recursos humanos localmente. Mais do que formar, temos que garantir a participação dessa população em todo o processo de CT&I voltado para a Amazônia, desde a formulação da política pública que trata do tema. Neste sentido, o Hub Sumaúma, um dos 11 pontos remotos da conferência, representa um dos maiores avanços neste sentido. O Laboratório Satélite Sumaúma, uma estrutura física criada para apoiar a realização de pesquisas e projetos de extensão em áreas remotas da Amazônia, permitiu que lideranças comunitárias e indígenas participassem da reunião de forma remota sem ter que se deslocar para um centro urbano. É a primeira vez que isso acontece e deve ser celebrado como um marco em um processo que deveria ter incluído essas comunidades desde sua primeira edição”.

Lilian Gonçalves, moradora da Reserva Amanã e tesoureira da Associação dos Produtores Rurais do Setor São José, afirmou, “eu nunca tinha participado de uma conferência assim, foi muito importante. Durante a conferência foram discutidas propostas de ciência e tecnologia muito relevantes para a gente que mora no interior. Eu, como ribeirinha, vejo isso como sendo de grande importância, porque é uma forma de nos apoiar, nos incentivar e nos fortalecer através de melhorias na qualidade de vida. Hoje eu vejo que muitos jovens vão embora de suas comunidades por falta de oportunidades e estudo, então fiquei muito feliz de ver que existem propostas de trazer ciência, tecnologia e inovação para o interior, valorizando não só as comunidades ribeirinhas mas também toda a Amazônia. Como representante da minha associação e dos jovens da minha comunidade, fiquei muito feliz de poder participar da conferência e ver como novas propostas poderão nos beneficiar".

As propostas e planos de ação discutidos em cada conferência foram compilados em documentos que serão enviados para a comissão organizadora da 5ª CNCTI, subsidiando a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação dos próximos anos. 

Para saber mais sobre 5ª CNCTI, acesse aqui.

Texto: Miguel Monteiro e Bianca Darski

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: